top of page

Colégio Estadual Bartolomeu Mitre:
Breve Histórico.

     O Grupo Escolar Bartolomeu Mitre foi criado em 1927, pelo Governador Caetano Munhoz de Rocha, durante o governo do prefeito Jorge Schimmelpfeng, tendo como sua primeira denominação Grupo Escolar Doutor Caetano Munhoz da Rocha.

     Em 25 de fevereiro de 1928, encerrou-se o mandato do Presidente do Estado do Paraná, Caetano Munhoz da Rocha, sendo que nesta mesma data, Afonso Alves de Camargo assumiu o mandato, permanecendo no governo do Estado até outubro de 1930, quando foi nomeado interventor federal.

     Durante a década de 30, o Grupo Escolar Caetano Munhoz da Rocha passou a se chamar Grupo Escolar Bartolomeu Mitre, nome escolhido pelo então prefeito do Município de Foz do Iguaçu, Jorge Sanways, durante sua gestão de 1933 a 1937. Tratou-se de uma homenagem ao General Argentino que, em 1865, durante a Guerra contra o Paraguai, impediu que tropas paraguaias cruzassem o território a oeste do Paraná e, assim, tomassem território brasileiro.

     As aulas iniciaram no Grupo Escolar no dia 15 de janeiro de 1928. A partir da sua instalação, o Grupo Escolar Bartolomeu Mitre ofereceu o ensino de 1 ° Grau de 1 ª a 4ª Série. O Decreto de criação do Grupo Escolar Bartolomeu Mitre da cidade de Foz do Iguaçu é o 282, de 21 de dezembro de 1944.

     Em 1951, abrigou o Curso Normal Regional - Nível Ginasial. Em 1952, abrigou o Curso Ginasial do Ginásio Estadual Monsenhor Guilherme. Em 1957, abrigou o Curso Normal da Escola Normal Iguaçu e conquistou seu primeiro curso em nível de 2º Grau.

     Em 1972, foi criada e aprovada a Associação de Pais e Professores da Escola Bartolomeu Mitre (APPBM). Neste mesmo ano, foi registrado o Estatuto da APPBM na Secretaria Estadual de Educação (SEED) e fundado o Departamento Social da Escola Bartolomeu Mitre.

       Em 1973, ocorreu a reforma do Ensino de Primeiro Grau, com início gradativo nas 1 ªs, 2ªs e 5ªs séries. Em 1974, o Curso Supletivo e o Curso Regular uniram-se, com a denominação "Escola Bartolomeu Mitre - Ensino Regular e Supletivo de 1 ºGrau". 

      É criada, em 1976, a Bandeira da Escola, nas cores bordô e branca. No ano seguinte, consoante Decreto 3.533/77, de 21 de junho de 1977, passou a ter denominação de "Escola Estadual Bartolomeu Mitre".

     No ano de 1980, foram localizados herdeiros do General Argentino Bartolomeu Mitre, e, no ano seguinte, por meio do consulado daquele País, é doado à escola o busto do "Patrono", instalado em frente à escola, na presença de seu bisneto, de professores e de alunos brasileiros e argentinos.

     Em 1983 são transferidas as turmas de classe especiais D.A. (deficiência auditiva) para sua sede, quando então é instalado o NAES (Núcleo Avançado de Ensino Supletivo) de 1 ° Grau nas salas do prédio anexo à Escola. Em 1985, ocorre a 1 ª Eleição direta para diretores, com gestão de dois anos.

     Em 1995, o Decreto n.0 451/95 aprova o Regimento Escolar. É autorizado o projeto de implantação do Ensino de 2º Grau regular com habilitação em Auxiliar de Enfermagem. Em 1997, foi autorizada a implantação gradativa do Ensino de 2° Grau - Educação Geral - no período diurno. Em 2000, o Ensino de Educação Geral passou a denominar-se Ensino Médio, oferecido nos períodos matutino e noturno, que funcionou até o fechamento do ano letivo de 2019.

     A Resolução 1673/2020 cessou voluntária e definitivamente o Colégio Estadual Bartolomeu Mitre, a partir de 1º de janeiro de 2020, dando lugar ao 5º Colégio da Polícia Militar do Paraná.

              

mitre.jpg
bottom of page