BREVE HISTÓRICO DO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ

Captura_de_Tela_2018-12-07_às_10.25.08.p
Equipe_de_transição_Mitre_para_CPMFO
EQUIPE DE TRANSIÇÃO CPMFOZ

O Colégio da Polícia Militar de Foz do Iguaçu - 5º CPM, é um Estabelecimento de Ensino Regular que compreende os anos finais do Ensino Fundamental(6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1º ao 3º anos), prima pela qualidade de Ensino dos seus Alunos, despertando neles o espírito de civismo, honestidade e valores necessários a uma boa convivência social, diferindo dos demais por albergar ainda os princípios inerentes a Polícia Militar, Hierarquia e Disciplina agregando Responsabilidade.


Este é um estabelecimento de ensino formal, órgão de apoio da Academia Policia Militar do Guatupê, que é subordinada direta do Subcomandante da Polícia Militar do Paraná.
A Polícia Militar do Paraná sempre participou ativamente da história paranaense, crescendo junto com o Estado e adaptando-se à evolução da sociedade, logo, a implantação do Colégio da Polícia Militar de Foz do Iguaçu é um marco significativo para Polícia Militar e Sociedade Paranaense.


A origem do Colégio da Polícia Militar de Foz do Iguaçu decorre de uma expansão da filosofia de ensino que já era adotada pelo Colégio da Polícia Militar Coronel PM Felippe de Sousa Miranda sediado em Curitiba, cuja origem, nas décadas de 50 e 60, primou pela educação pública voltada aos estudos dos policiais militares e anos posteriores deixou de atender os policiais militares e passou a receber seus dependentes.
O sucesso dessa modalidade de ensino refletiu recentemente na criação de outros Colégios da Polícia Militar nas cidades de Londrina, Maringá, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Pato Branco e União da Vitória.


A criação formal se deu através do Decreto Estadual no11619 de 7 de novembro de 2018 publicado no Diário Oficial no 10310 da mesma data, que alterou o Decreto no 11.334 de 15 de outubro de 2018.


O primeiro Comandante do 5º CPM é o Major QOPM Marcos Aparecido de Souza, cuja função é de Diretor do Colégio. O Colégio possui Corpo Docente e Quadro de Funcionários oriundos da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná e da Secretaria de Estado da Educação.
O 5º CPM entrou em funcionamento nas instalações do então Colégio Estadual Bartolomeu Mitre, sito a Avenida Jorge Schimmelpfeng, nº 351, Centro, Foz do Iguaçu, Estado do Paraná. 


O conjunto predial destinado a este Colégio da Polícia Militar abrigava o então Colégio Bartolomeu Mitre, inicialmente denominado Grupo Escolar Munhoz Caetano da Rocha em 15 de novembro de 1927, pelo Governador Caetano Munhoz da Rocha durante a gestão do então Prefeito Jorge Schimmelpfeng, no ano seguinte passou a denominar-se Grupo Escolar Bartolomeu Mitre, nome que homenageia o General e Presidente da Argentina que teve grande participação na Tríplice Aliança durante a Guerra do Paraguai.
O 5º CPM iniciou suas atividades em dois turnos, o período matutino direcionado aos alunos do Ensino Médio (1°, 2° e 3° anos), e o período vespertino aos alunos do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano).


Com essa tradição, história e filosofia é que o 5º CPM em Foz do Iguaçu iniciou os trabalhos, fazendo parte da comunidade iguaçuense, que é dedicada e participativa, dando ciência aos alunos de sua responsabilidade social, capazes de compreender o mundo que os cerca, capacitados para "fazer a diferença" e assumir a condução de seus próprios caminhos.