COMANDO
SUBCOMANDO
CORPO DE ALUNOS
DIREÇÃO DE TURNO
DIVISÃO ADM.
ALMOXARIFADO
MANUTENÇÃO
DIVISÃO DE ENSINO
DIREÇÃO PEDAGÓGICA
CONS. PED.
SECRETARIA
EQUIPE DE APOIO
SEÇÃO TECNICA DE ENSINO
EQUIPE COOPERADORA
RELAÇÕES PÚBLICAS
APOIO AO ALUNO
INSPETORIA DE PÁTIO
CONSELHO DE CLASSE
TRANSPORTE E TESOURARIA
SUP. EDUCACIONAL
ORIENT. EDUCACIONAL
CAPP
CORPO DOCENTE
BIBLIOTECA
SMAE
SARGENTEAÇÃO
CTI
APMF
CLUBE DE MÃES
LABORATÓRIOS
SEÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

COMANDANTE DO 5º COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ
O Comando do 5º CPM é exercido por um Oficial Superior da Polícia Militar do Paraná, o qual, entre muitas funções, tem a responsabilidade primordial de fiscalizar todas as atividades desenvolvidas no Colégio. O Comandante do 5º CPM é a maior autoridade em grau de subordinação e hierarquia.

SUBCOMANDANTE DO 5º COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ
Compete ao Subcomandante do CPM assessorar o Comandante no desempenho das atribuições que lhe são próprias, cumprir missões por ele delegadas e substituí-lo em seus impedimentos, além da fiscalização das atividades administrativas do Colégio.

CHEFE DA DIVISÃO DE ENSINO
Compete ao Chefe da Divisão de Ensino do 5º CPM, como encargo, coordenar a área pedagógica do Colégio, sendo ele o responsável pelo acompanhamento das atividades desenvolvidas pela Direção Pedagógica, Seção Técnica de Ensino e Seção de Educação Física.

COORDENADOR DO CORPO DE ALUNOS
Compete ao Coordenador do Corpo de Alunos do 5º CPM fiscalizar as atividades desenvolvidas em todos os turnos de funcionamento do Colégio, a fim de padronizar procedimentos no que diz respeito ao andamento dos turnos e situações que envolvam os Alunos, tanto no campo pedagógico como disciplinar.
O Coordenador do Corpo de Alunos atua em situações que extrapolam a competência dos Diretores de Turno e realiza reuniões periódicas com os Diretores de Turno, Inspetores de Pátio e Orientadores Educacionais.

DIRETOR PEDAGÓGICO
A Direção Pedagógica é o órgão responsável pela coordenação de atividades do Corpo Docente e pelo desenvolvimento do currículo escolar, visando ao melhor e mais eficiente desempenho do trabalho didático-pedagógico.

CHEFE DA SEÇÃO TÉCNICA DEENSINO
A Seção Técnica de Ensino é o órgão responsável pela execução de todos os serviços definidos nas atribuições do Diretor Pedagógico e do Chefe da Seção Técnica de Ensino.
Podemos destacar como atribuições principais desta Seção a fiscalização das provas elaboradas pelos Professores, a confecção, o acompanhamento, a divulgação e a fiscalização do cumprimento no Quadro de Trabalho (grade de horários das aulas), o controle, acompanhamento e emissão de relatórios das faltas e cargas horárias das disciplinas, entre outras atribuições.

CHEFE DA SEÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
O Chefe da Seção de Educação Física realiza o controle das atividades esportivas ministradas pelos Professores do 5º CPM e o controle de materiais esportivos. É responsável também pela organização de eventos, campeonatos que integram os Alunos por meio do esporte, bem como mantém em condições todos os espaços voltados às atividades de Educação Física.

DIRETOR DE TURNO
O Diretor de Turno é um Tenente, responsável por coordenar a disciplinados Alunos no âmbito escolar em um turno em específico, fazendo cumprir o disposto no Manual do Aluno, bem como fiscalizar as atividades desenvolvidas pelos inspetores de pátio e corpo docente.

CHEFE DA DIVISÃO ADMINISTRATIVA
Compete ao Chefe da Divisão Administrativa auxiliar diretamente o Comando, dando suporte para funcionamento dos segmentos do Colégio e proporcionando-lhes as condições adequadas. Além disso, é responsável por organizar e controlar o almoxarifado do Colégio, os serviços de manutenção e obras dentro do 5º CPM.

SECRETARIA
A Secretaria é o setor onde toda a vida escolar do discente é registrada. A Secretaria tem a incumbência de lançar as notas dos Alunos no sistema para que seja gerado o boletim escolar, produzir históricos escolares, fazer e encaminhar relatórios para a Secretaria de Educação, entre outras atividades.

SETOR DE PSICOLOGIA
O trabalho do Psicólogo tem por finalidade colaborar para a compreensão e mudança no comportamento dos Alunos, no processo ensino-aprendizagem e nas relações interpessoais.
No 5º CPM, o serviço de Psicologia estará à disposição dos Alunos, devendo os pais agendar com antecedência as consultas.

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
O serviço de Orientação Educacional tem por objetivo acompanhar o desempenho do Aluno no Colégio, individualmente e/ou em grupo, visando ao desenvolvimento de sua personalidade, seu encaminhamento profissional e sua integração escolar tanto no campo pedagógico como disciplinar.

ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E FUNCIONÁRIOS
A Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) é o Órgão destinado a promover a interação entre a família do Aluno, os mestres, os Funcionários e o comando do estabelecimento de ensino, propondo medidas que visem ao aprimoramento do ensino ministrado e à assistência de modo geral ao corpo
discente.

CLUBE DE MÃES E AMIGAS
Com estatuto próprio e sem fins lucrativos, o clube de mães tem como finalidade primordial auxiliar a Direção do Colégio no aprimoramento educacional e cultural dos Alunos, promovendo o entrosamento entre a família e o Colégio, auxiliando, por meio de trabalhos manuais, o concerto e a distribuição de uniformes e material escolar para Alunos carentes do estabelecimento.

CENTRO ESPORTIVO
Coordenado pela Seção de Educação Física, o Centro Esportivo compõe-se de: quadra coberta, quadra ao ar livre e campo de futebol (em frente ao Colégio).
Esses espaços são destinados à realização das atividades esportivas, culturais, competições e atividades extracurriculares.

BIBLIOTECA
A Biblioteca do Colégio é o ambiente destinado para a pesquisa e estudos fora do ambiente da sala de aula. O Aluno encontrará uma enorme variedade de livros, revistas, entre outros materiais relacionados às mais variadas áreas do conhecimento.
O Aluno que desejar utilizar a biblioteca deverá realizar tal atividade no contraturno. As exceções ocorrerão em atividades dirigidas e acompanhadas por Professores.

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
O laboratório de informática deverá ter a finalidade de atender os Alunos, Professores e Funcionários do Estabelecimento.
Todos os computadores com acesso à internet, sendo assim, os usuários poderão fazer pesquisas, trabalhos escolares, entre outras atividades.

SALA DE AULA
A sala de aula é o espaço para o desenvolvimento das atividades escolares. As carteiras são devidamente numeradas e o local destinado a cada Aluno dar-se-á por meio da numeração sequencial da chamada, sendo as exceções administradas pela Orientação Educacional e/ou Diretor de Turno.
Os Alunos deverão manter a limpeza e a organização das salas de aula, as quais serão vistoriadas pelos Inspetores de Pátio.

SALA DE APOIO
O 5º CPM deverá contar com salas de apoio, para os Professores ministrarem suas aulas tanto no turno quanto no contraturno, em que ocorre o atendimento do reforço escolar.